Durante estes mais de vinte anos de estudos e prática sobre gestão de negócios, sempre me deparei com a resistência da maioria das pessoas em querer mudar para melhor.
A resistência à mudança, muitas vezes fortalecida pela chamada “zona de conforto”, é certamente a maior dificuldade que as organizações enfrentam para a obtenção de melhores resultados em suas atividades.
Constata-se facilmente através dos “números um” das organizações que todos concordam com estes conceitos de gestão, porém a maioria não contribui para que estas mudanças efetivamente aconteçam.
Também durante estes longos anos vivenciando estes momentos e mesmo agora como titular de uma empresa de consultoria em sistemas de gestão, concluo que a razão principal para que isto não aconteça é a falta de um retorno imediato sobre o capital investido.
Quando se trata de mudança de cultura de uma maneira geral, isto é um processo que exige e se bem planejado, um prazo adequado para que se possam ter resultados consistentes e convincentes. Como este prazo não é interessante para um regime capitalista, a decisão normalmente é não fazer ou postergar.
Independente do que já foi dito até aqui e com o objetivo de contribuir para a consolidação de uma filosofia de trabalho mais inteligente, produtiva e com melhor qualidade de vida, mostro alguns conceitos/pensamentos dos grandes gurus da qualidade.
Do livro: Juran Planejando para a Qualidade de J.N. Juran
“Os nossos problemas de qualidade resultam tal qual como foram planejados.”
“Os benefícios que um produto pode oferecer dependem inteiramente do desempenho contínuo e adequado desse produto, ou seja, da sua qualidade.”
“Qualidade é adequação ao uso.”
“Um processo de trabalho é uma série sistemática de ações direcionadas para atingir uma meta.”
“A alta gerência deve se tornar pessoalmente líder e membro dos conselhos de melhoramento da qualidade mais graduados.”
Dos livros:
Qualidade – A Revolução da Administração e Implantação da Qualidade e da Produtividade pelo Método do Dr. Deming de W. Edwards Deming, e a A Vez do Brasil de Victor Mirshawka
“A produtividade aumenta à medida que a qualidade melhora, porque não há tanto desperdício e menos retrabalho.”
“A administração deve se engajar na melhoria de definições, a fim de ajudar as pessoas a trabalharem de modo mais inteligente e não a trabalharem mais.”
“Esperanças, sem o suporte de um método que permita realizá-las, permanecerão como meras esperanças.”
“O certo seria dar tempo aos colaboradores para que pudessem discutir com as chefias, a forma de se mudar o sistema e assim melhorar o desempenho do trabalho.”
“Só é possível ser vencedor no mercado competitivo de hoje se tivermos baixo custo, alta qualidade e a entrega no prazo certo.”
“Melhore seu processo para que se elimine a ocorrência de defeitos.”
Do livro: Falando Sério de Philip B. Crosby
“Aprenda qual é o certo e faça dessa maneira o tempo todo.”
“Zero defeitos, significa fazermos aquilo que concordamos, quando concordamos em fazê-lo. Significa requisitos claros, treinamento, uma atitude positiva e um plano.”
“O fato de que, na vida real, um bocado de coisas dá errado não significa que deva ser sempre assim. As pessoas passam o tempo todo tentando aprender a consertar, em vez de prevenir.”
“Os problemas de qualidade pertencem ao gerenciamento e a prevenção é a maneira de chegar a ela.”
“O exemplo não é a coisa principal para se influenciar os outros. É a única coisa.”
“As empresas nunca tinham qualquer intenção real de conseguir as coisas certas da 1ª. vez, porque nunca ocorreu a elas que isso era possível.”
“As pessoas tem de embarcar na missão da qualidade porque assim o desejam e não porque o chefe as obriga.”
Para finalizar quero relembrar que as organizações são na verdade as pessoas que nelas atuam, por isso a competitividade e até a sobrevivência destas organizações dependem única e exclusivamente destas pessoas e de suas atitudes no dia-a-dia.
Mudar é preciso. Pensem nisto!
Autor:
Adm. Lauro Klüber Junior
Sócio diretor da Auge - Excelência em Gestão
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