Todas as organizações são compostas por inúmeros processos, os quais são representados por entrada, processamento e saída.
Em outras palavras qualquer processo é alimentado por entradas que podem ser matérias primas, informações, requisitos, especificações as quais são transformadas ou processadas gerando uma saída também chamada de produto ou serviço, a qual deve satisfazer plenamente a real necessidade do cliente - interno ou externo.
Esta "cadeia" de processos envolvendo pessoas, metas, indicadores e objetivos claramente definidos é que dá vida a organização tornando-a competitiva e dando perenidade a qualquer negócio.
Quando dizemos que a casa deve estar arrumada para que as organizações possam enfrentar este ambiente altamente competitivo, estamos nos referindo ao pleno e total controle de todos os processos que a compõem.
Cada processo deve ter um dono, cuja principal atribuição é produzir um produto ou serviço com qualidade e da maneira mais econômica possível.
Para que o processo esteja sob controle, o dono do processo precisa:
- Conhecer as reais necessidades do seu cliente interno ou externo, ou seja, aquele que irá receber seu produto ou serviço - saída do processo. Algumas vezes, deve criar necessidades que seus potenciais clientes se surpreendam e se encantem com elas.
- Fazer com que o responsável pela entrada do seu processo também conheça plenamente as suas reais necessidades.
- Capacitar de forma adequada às pessoas responsáveis por transformar a entrada utilizando os mínimos recursos materiais e humanos do seu processo, em saída com máxima eficácia para seus clientes.
- Criar indicadores de desempenho que meçam os desempenhos dos processos e suas respectivas metas, bem como sejam a base para a definição de novas metas e premiação dos resultados obtidos.
- Instituir um disciplinado gerenciamento da rotina para avaliar o desempenho dos indicadores e suas respectivas metas.
- Atuar de forma estruturada na análise e solução de problemas, quando algum desvio for detectado em relação à meta definida, no menor espaço de tempo possível.
- Estar sempre atento as constantes mudanças em relação às necessidades dos clientes.
Portanto, competitividade é sinônimo de casa arrumada, onde desperdícios e retrabalhos inexistem, os processos estão sob total controle dos seus respectivos donos, as pessoas estão capacitadas e motivadas, e os clientes, tanto internos como externos, estão plenamente satisfeitos.
E como se consegue tudo isto? Simplesmente trabalhando-se de forma inteligente, onde o uso sistemático de metodologias de gestão e ferramentas de apoio deve estar na cultura das pessoas, fazendo com que elas lancem mão das mesmas de uma forma natural e espontânea.
Casa arrumada significa redução de custos na fabricação do produto ou serviço final, o que faz com que o preço de venda seja competitivo e, por conseguinte a organização seja competitiva e perene.
Autor:
Adm. Lauro Klüber Junior
Sócio diretor da Auge - Excelência em Gestão |
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